Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DICAS PARA NATAÇÃO

 Para o concurso da Polícia Militar está sendo exigido a natação, é sempre bom começar o treinamento  o quanto antes. O excesso de confiança é o principal aliado do alto índice de reprovação deste teste no andamento do teste fisico do Concurso, muitos acreditam que por que conseguem atravesar um rio, sabem nada e portanto deixam de lado o treinamento desse exercício. Amigo, podem acreditar a distância mínima de 50 metros para iniciante, é uma eternidade quando se está dentro de uma piscina, ainda temos que levar em consideração que a água é um ambiente atípico para o ser humano, onde não nos sentimos à vontade e qualquer movimento errado ou qualquer quantidade (mesmo que mínima) que respiramos, pode deixar o candidato tenso, apavarado e é onde o mesmo acaba sendo elimado da prova por segurar na borda da piscina ou por tocar o chão. Outra dica o candidato deve ficar muito calmo, muitos ficam tensos antes mesmo de estar marcada a data da prova, pois acreditam que a piscina é muito profundo, posso aconselhar á todos que geralmente e muito provavelmente (como foi no concurso passado) a piscina será rasa, pois no último ano foi assim e a Organizadora do Concurso também não deseja ter problemas com candidatos se afogando, então a melhor dica é treinamento constante até conseguir superar a pontuação máxima, e não apavorar na hora da prova. Espero que as dicas que foram citadas e as que virão possam ajuda-lo na realização da sua prova.

Na natação a técnica é tudo. E se expirar é importante, a verdade é que não vais chegar muito longe na piscina se não fores capaz de inspirar ao ritmo da tua braçada. 

Estes são os três erros que o nadador deve evitar:

1 – Levantar a cabeça: afeta a posição do corpo e obriga-te a utilizar os braços para compensar o peso da cabeça quando deveria esta alongar o corpo.
2 – Rodar a cabeça exclusivamente para procurar ar: este gesto aumenta a tensão no pescoço e coluna. Pode lesionar o pescoço e afetar sua técnica.
3 – Perder o caminho: afundar a mão avançada quando se inspira é um erro muito comum.


E estes são os 3 exercícios que irão te ajudar a não cometer os erros acima citados:

1 – Respira com o umbigo: não literal­mente, claro. Mas rodar o corpo como se pretendesse tirar o umbigo da água vai ajudar-te a evitar o vício frequente de só rodar o pescoço para respirar.
2 – Mantém o “cocoruto” baixo: entre respirações, melhoras o equilíbrio se a ponta do nariz apontar para o fundo. 0 Teu corpo deve formar uma linha recta entre a cabeça e as costas, e rodar sobre esse eixo imaginário para respirar.
3 – Sobe mais enquanto respira com uma técnica de mãos melhor: concentra-te em estender a mão da frente enquan­to te voltas para respirar e dá a braçada seguinte só quando desfizeres a volta. E um erro rodar a mão quando respiras, mantém as pontas dos dedos para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTE AQUI SEU COMENTÁRIO, DÚVIDA OU PERGUNTA!